Como tornar a Internet mais segura para você e sua família

As mães são os usuários que mais compartilham informações sobre a família na internet.

Como vocês sabem, o assunto Segurança na Internet é recorrente neste blog (leia todas as postagens sobre o assunto http://www.maedigitalbr.blogspot.com.br/internet), e esta semana participei de uma atividade bacana entre mães blogueiras sobre segurança digital. A mecânica da brincadeira, comandada pela Milene Massucatto do Blog da Diiirce, incluiu um sorteio de amigo secreto entre as participantes com o objetivo de de Stalkear (investigar a vida online) da amiga que tiramos para saber sua vida online é muito exposta e se o oversharing (excesso de compartilhamentos sobre a vida pessoal) desta amiga pudesse ser prejudicial à segurança da família dela de alguma forma.

segurança internet mães blogueiras


Confesso que eu tenho uma quedinha por stalkear, porque né, é bom saber com quem criamos um vínculo nas redes sociais. Mas a prática por aqui ficou mais frequente após o ingresso dos meus filhos nas redes sociais (minha filha odeia que eu stalkeie os amigos dela, mas né, é difícil largar o vício!).

A pessoa stalkeada por mim é também minha amiga nas redes sociais, então eu usei o perfil de uma pessoa que não era amiga dela para vasculhar suas pegadas online e assim tornar a brincadeira mais desafiadora. Me senti um verdadeiro Sherlock Holmes, vasculhando aqui e ali para ver se encontrava algo, mas a moça é ligada nos paranauês e sabe o que compartilha e com quem. Os rastros que encontrei não prejudicam a segurança da sua família de uma forma geral.

A ação foi ótima para que eu também abrisse os olhos para o excesso de compartilhamentos por aqui. Há algum tempo já sofro certas censuras dos filhotes, que não me deixam compartilhar certos acontecimentos e fotos. O marido também é meio avesso às redes sociais de um modo geral, então eu sofro com o raio censurador quase sempre.

Também adotei ha algum tempo certos cuidados ao fazer compartilhamentos tanto nos meus perfis pessoais quanto nos do blog:

- Restrinjo as publicações no Facebook para amigos. Coloco como público só coisas genéricas ou que tenho certeza que posso compartilhar publicamente;
- Procuro dar check-in ou postar fotos com localização só após sair do local;
- Não tiro fotos do filho com o uniforme e nem falo o nome da escola que ele estuda publicamente;
- Evito falar sobre a rotina e horários da família nas redes sociais;

Confira a tabela colaborativa dos cuidados para a sua segurança digital feita pelas mães blogueiras:

segurança digital dicas

Acho importante estarmos atentas a nossos dados online, assim como estamos na vida offline, porque infelizmente não sabemos a intenção de quem está buscando informações sobre nós e nossa família na internet.

Leia os posts dos blogs participantes da Blogagem Coletiva: Mães Blogueiras por uma internet + segura

Fala Mãe
Blog da Diiirce
Kids Indoors
Eu, ele e as crianças
Dica de Mãe
Depois que eu descobri
Roteiro Kids
Conversa de Mãe
Entre fraldas e livros
Maternidade Colorida
Loucura Materna
Look Bebê
Mãe da cabeça aos pés
Vida de Gestante e Mãe
Comida Boa Muda Tudo
Vida de mamãe moderna
Uma mãe das Arábias


E por ai, o que você faz para manter a segurança da sua família na internet?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 formas de usar um lenço

Galinha Pintadinha o musical Turne

Frases Típicas de Mãe